Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

"Uma Internet melhor começa em casa"

IMG_0283.jpg

 

A Beaf recebeu, com grande satisfação, os Encarregados de Educação que, numa noite gelada de fevereiro, se deslocaram à escola para participar na palestra intitulada “Uma internet mais segura começa em casa”.

Organizada pela Beaf, Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), Projeto de Educação para a Saúde (PES), Departamento de Informática e Associação de Pais teve como painel um agente da Escola Segura (Guarda Principal Rodrigues),  a Psicóloga do SPO (Daniela Gomes), a Enfermeira do PES (Cátia Santos), a Presidente da Associação de Pais (Sameiro Serra) e a Professora Bibliotecária (Florinda Bogas).

O Guarda Principal Rodrigues apresentou e comentou vários casos reais como a "Darck web", o "Safety card" e os riscos associados aos jogos on line.

A psicóloga, Daniela Gomes, referiu-se à Internet como um fenómeno recente de adição. Apesar de no DSM 5 – 2013 (Manual de diagnóstico das perturbações mentais) estes comportamentos aditivos se referirem apenas aos jogos online, reconhece-se que o problema estende-se às novas tecnologias. Apresentou alguns comportamentos indicadores de adição, como por exemplo:  ausência de saciação; irritabilidade; dores de cabeça; agitação e agressividade quando não podem estar ligados; recaídas face às tentativas sucessivas para parar, etc. Apresentou ainda dados de um estudo realizado por Halley Pontes (Nottingham Trent University) e Ivone Patrão (Instituto Superior de Psicologia Aplicada), com 900 adolescentes e jovens portugueses, dos 14 aos 25 anos, indicando que 73,3% apresenta sinais de dependência e destes, 13% apresenta sinais severos.

A enfermeira do PES, Cátia Santos, abordou a temática do uso da internet como um fator perturbador da higiene do sono. Referiu que muitas crianças e jovens não dormem as horas suficientes e isto tem um impacto muito grande no aproveitamento escolar, assim como na saúde em geral.

Em jeito de conclusão , Sameiro Serra, Presidente da Associação de Pais referiu-se à importância destas palestras para a consciencialização e orientação dos Encarregados de Educação, que não podem desresponsabilizar-se perante esta problemática.

A palestra foi um momento muito agradável de partilha de informações e experiências entre todos os presentes, decorrendo num clima de entreajuda e cooperação.