Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

"Três exigências da fala". Prof. Doutor Roque Cabral

A convite da Biblioteca Municipal de Barcelos, os alunos das turmas A e C do 12º ano e 11º C da ESB participaram, ontem, numa conferência intitulada: “ Três exigências da fala”. O orador, Professor Doutor Roque Cabral, catedrático da Universidade Católica, numa linguagem muito acessível, falou sobre as qualidades do falar (sinceridade, verdade e discrição) e acrescentou duas exigências que deveriam regular as relações interpessoais: a justiça e o amor. “Procurar ser verdadeiro pressupõe que nos devemos informar correctamente sobre aquilo que não sabemos”.
Por oposição à verdade, o eminente Professor abordou ainda o conceito de mentira,” aquilo que se opõe à verdade e à sinceridade”. O primeiro filósofo que se debruçou sobre a mentira foi um grande entusiasta da verdade - Santo Agostinho. Para este grande filósofo, dos séculos III e IV, a mentira seria “o abuso da capacidade de falar porque a estaríamos a usar, não para ser verdadeiro e sincero (qualidades do falar), mas para enganar”.” Quem mente está a deturpar a finalidade expressiva que Deus lhe deu”, afirmava Santo Agostinho.
No século XVII, afirmou ainda o orador, surgiu, entre os pensadores cristãos, o conceito de “restrição mental” que consiste no seguinte: à palavra pronunciada, acrescentar um gesto que só o próprio perceberia. As palavras seriam mentalmente pronunciadas e acompanhadas por um gesto que apenas o próprio saberia e por isso qualquer mentira poderia ser “perdoada”. Pascal, físico do século XVII, troçou deste tipo de solução e Francisco Soares, filósofo espanhol do século XV, defendeu que não se pode fazer distinção entre uma frase pronunciada e uma frase pensada.
O Professor esclareceu também que, em qualquer debate, é indispensável sermos rigorosos na explicação do termos que usamos para evitarmos falsas interpretações e falaciosos argumentos.
Uma excelente e pertinente conferência! Obrigada, Professor!

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.