Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Setembro - mês da Literacia

Dia Internacional da Literacia

Criado pela Unesco em 1967, o Dia Internacional da Literacia, celebrado a 8 de setembro, visa concentrar as atenções mundiais na aprendizagem da alfabetização na aprendizagem ao longo da vida, com foco principal nos jovens e nos adultos.

Em 2020 e ao longo do mês de setembro, a Unesco chama a atenção, durante a crise do COVID-19 e no pós-pandemia, para o ensino e a aprendizagem, alertando especialmente para as dificuldades acrescidas neste contexto, e para a importância dos educadores, na premente mudança, cuidarem das suas práticas pedagógicas.

Literacia é a capacidade para perceber e interpretar o que é lido.

A Literacia remete, tradicionalmente, para um conjunto de capacidades de alfabetização identificadas com a aquisição de competências básicas de leitura, escrita e cálculo e consideradas uma parte intrínseca do direito universal à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

ONU e a UNESCO têm estado na vanguarda deste esforço global desde 1946, acompanhando as mudanças de um mundo cada vez mais digital, rico em informação e mediado por muitos tipos de textos