Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Parlamento dos Jovens na Escola Secundária de Barcelinhos

SIMULACRO DA SESSÂO ESCOLARListas.jpg

Os líderes parlamentares, Gonçalo Salgueiro (Lista A), Simão Gomes (Lista B), Sara Silva (Lista C) e Daniela Costa (Lista D)

No dia sete de janeiro de 2019 realizou-se, na Biblioteca António Ferraz, da Escola Secundária de Barcelinhos, o Simulacro da Sessão Escolar do “Parlamento dos Jovens” do ensino secundário. O evento contou com presença o deputado à Assembleia da República, Dr. Joel Sá, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos, Dr.ª Armandina Saleiro, a representante da GNR, a responsável pelo IPDJ de Braga, Dr.ª Glória Teixeira, o Diretor da Escola Secundária de Barcelinhos, Dr. António Carvalho e a responsável pelo projeto, Dr.ª Helena Trigueiros.

Neste Simulacro da Sessão Escolar, concorreram quatro listas do 10º, 11º e 12º anos, cujos porta-vozes foram, os alunos Gonçalo Salgueiro, Simão Gomes, Sara Silva e Daniela Costa.

Para iniciar a sessão, usaram da palavra o Diretor da Escola, Dr. António Carvalho, o deputado Dr. Joel Sá que relembrou os tempos em que frequentou a ESB, quer como aluno, quer como professor e aconselhou os presentes a mudar as atitudes para reverter a situação do Aquecimento Global. Nesta breve alocução falou do funcionamento da Assembleia da República e do papel dos deputados na defesa dos interesses locais.

Cerca de 44 jovens tiveram a oportunidade de apresentar medidas e debater o tema proposto pela Assembleia da República: “Alterações Climáticas – Reverter a Situação.”

Encerrou a sessão a Dr.ª Armandina Saleiro que enalteceu o debate e relembrou a responsabilidade dos jovens na defesa do meio ambiente, num futuro que se apresenta muito vulnerável face às oscilações climáticas que o planeta tem vindo a sofrer.

Foram apresentadas pelo líderes parlamentares 12 medidas que serão postas à votação nas eleições que terão lugar no dia 15 de Janeiro (segunda-feira) de 2019.

No dia 17 de Janeiro (quarta-feira) de 2019, pelas 14:00, decorrerá a SESSÃO ESCOLAR (apenas para os deputados eleitos), na Biblioteca Dr. António Ferraz (E.S. Barcelinhos).

Desta sessão sairão os três deputados eleitos à Sessão Distrital, a realizar, em Braga.

Parabéns a todos os alunos que colaboraram de forma ordeira, construtiva e cívica nesta primeira sessão.