Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Evocação dos 40 anos da Constituição de 1976. Comemorar Abril


Cidadão José Dias veio à Escola Secundária de Barcelinhos para analisar o passado, o presente e o futuro.
No âmbito da evocação dos 40 anos da Constituição de 1976, José Dias, testemunha dos principais eventos da transição da ditadura para a democracia, esteve na Escola Secundária de Barcelinhos, no dia 19 de abril.
A sessão contou com a participação dos alunos do 9º ano da nossa escola que "viajaram" por 100 anos da História recente de Portugal, do passado, ao presente, sem esquecer o futuro. O Cidadão caracterizou brevemente o período da ditadura, explicou como era ser jovem e como se contrariava a polícia política nessa altura e que teve de viver na clandestinidade. Contou a sua participação na Revolução dos Cravos e nos acontecimentos que se lhe seguiram. A "viagem" terminou no futuro, tendo o convidado desenhado o quadro de uma realidade que irá caracterizar a vida adulta destes alunos: o ambiente, as alterações climáticas, a diminuição de postos de trabalho, a alta tecnologia e a Internet exigem cada vez mais formação por parte de cada um.
A sessão terminou com um desafio: o Cidadão José Dias dedicou uma Carta Aberta aos alunos. Pediu para que seja lida em voz alta em família e com os professores e que depois comentem e contribuam com as suas opiniões e visões. O desafio foi aceite com entusiasmo pelos alunos. Ficamos todos à espera dos contributos!

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.