Encontro com... Gonçalo M. Tavares
Gonçalo M. Tavares esteve no auditório municipal de Barcelos para um Encontro com... alunos das escolas secundárias do concelho de Barcelos. O Escrito prendeu a atenção do público que se rendeu às suas palavras.
"Escrever é um ato físico, escrever é um verbo da mesma família de "andar, correr, pensar" etc.
Escreve num espaço do século XVIII, sem contactos, sem comunicação. Escreve muito de seguida, a uma velocidade enorme e durante três a quatro horas, sem parar, quase sempre de manhã. A luz da manhã é mais intensa do que a da tarde. Às vezes acelera de tal maneira que as letras saem fora do lugar. É muito instintivo. Escreve quase à velocidade do pensamento com diferença de micro segundo. Não revê o texto. Entre a escrita e a publicação passam anos. Só mais tarde organiza a escrita e demora muito para publicar. Publicar é tornar público, é permitir que qualquer pessoa interprete o nosso trabalho, diz. falou, ainda, da "escravatura do século" - dependência das novas tecnologias, mudanças sociais .
O encontro foi conduzido pelo jornalista Alberto Serra e, no fim, dedicou a sua obra autografada, oferecida pela Dr.ª Armandina Saleiro, "O Senhor Valéry e a lógica", aos alunos do 9º B .