Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

"Diários de Escrita" por Carolina Gonçalves, 11º D

 O Poder dos Livros
Cada livro é um novo mundo. Um novo mundo nascido na imaginação do autor que o esculpe, o molda, lhe dá forma e vida. É o mundo de outra pessoa, completamente diferente do leitor e que, por essas mesmas diferenças, tem algo a ensinar-lhe. Todos os livros têm alguma sabedoria para transmitir ao mundo, seja muita ou pouca, sejam as suas experiências reais ou pura ficção.
O livro relata o decorrer dos acontecimentos pelos olhos de outra pessoa e, quer tenha ou não conhecido esses lugares, vivido nessas eras, contactado essas pessoas e seres, vivenciados esses fenómenos, ações, eventos, o leitor é obrigado a recorrer à imaginação pois esta não é a sua perspetiva, mas uma completamente nova. Não é um mundo seu para construir, porém é seu para o imaginar como seu. Para o visitar livremente, conduzido pelo autor até onde este quer que o leitor vá.
Todavia, o mundo que o leitor visita não é o mundo idealizado pelo autor. É apenas uma versão adaptada, modificada, personalizada pelo leitor que, guiado pelas descrições mais ou menos vagas do autor, o desenha de uma ou de outra forma, acrescenta ou retira detalhes, aumenta ou diminui as dimensões, escurece ou torna mais claras as cores, altera as formas. Se o livro for bom, o leitor viverá as vidas das personagens com a mesma intensidade como se fosse parte destas, mas as sensações nunca serão semelhantes no seu âmago. O leitor revê-se no livro, e na leitura aprende mais sobre si próprio.
A bela paisagem do autor pode ser a montanha coberta de neve, e a bela paisagem do leitor pode ser o deserto escaldante de dunas de areia. São estas as diferenças que distinguem a personalidade de cada um.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.