Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Diários de Escrita, por Carolina Gonçalves, 11º D

As nossas preferências

A escrita é uma das áreas da minha preferência, sendo a arte que mais me atrai. É uma forma sublime de expressão do eu do autor que deixa sempre a sua marca, tornando todas as suas obras de certo modo autobiográficas. É belíssima, e liberta para a vida histórias e fantasias e mundos mirabolantes. É também a liberdade máxima de manifestação da opinião humana, as críticas e os louvores, uma pequena e construtiva ajuda a um mundo melhor.
No extremo oposto, como área que menos aprecio, encontra-se a solidariedade. Não quer dizer que não seja uma pessoa solidária, aliás, tento sê-lo a todos os momentos e cada vez mais, como julgo ser mais correto. São as razões, no entanto, por detrás dessa solidariedade que me incomodam. A maior parte das pessoas que participa em ações solidárias fá-lo com hipocrisia e cinismo por um estatuto social, expiação da culpa e dos pecados, obrigação, sensação de superioridade. Ninguém ajuda pelo simples e humilde ajudar.
Há também outro aspeto de que não gosto na solidariedade. Por vezes, demasiadas vezes, ajuda demais. Ajuda a pessoas que não merecem, ou pior, não querem ser ajudadas. Também se dão as situações em que os seus beneficiários se tornam comodistas e dependentes, e desistem de lutar eles próprios pelas suas vidas.
Assim, há muitas áreas à escolha, privilegio umas, não gosto tanto de outras. Todavia, todas elas devem ser desenvolvidas para o indivíduo se tornar multifacetado e completo. Apenas, ao atingir o máximo em todas as áreas, o ser humano pode quebrar e ultrapassar os limites da sua potencialidade.