Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Diários de escrita, por Alice Loureiro, 12º A

                A literatura é uma arte. É aarte de expressar por palavras tudo aquilo que sentimos, que vemos e vivemos. Nãosurge nas nossas vidas apenas inserida num livro. Aparece num simples texto,numa simples frase ou até numa simples palavra, que pode estar carregada de tamanhosignificado e emoção, chegando a ser capaz de nos mudar, fazer decidir ourefletir.
                A literatura no geral pode dizermais do que se espera, ela consegue ser conforto para quem se sente triste ouencorajamento para quem se sente incapaz. Quantas e quantas vezes nos rimos aler um livro, choramos a ler um livro, nos revoltamos a ler um livro? Se aliteratura é capaz de provocar emoções reais nas pessoas, também consegue serdecisiva nas nossas vidas ao provocar essas emoções. Pode ser uma conselheiraou uma amiga, que nos mostra o correto e o errado, que nos ajuda a entender quepor vezes os nossos pontos de vista têm de ser mudados porque não são os maiscorretos, ou até reforçar que aquilo que nós somos e pensamos está certo e quenão devemos mudar, pelo contrário, devemos lutar e mostrar verdadeiramente quemsomos.
                Uma criança, graças à literatura,é capaz de sonhar. Porquê? Porque a literatura sabe ser um mundo próprio para cadacriança. Sabe ser um mundo de fantasia em que existe a bruxa, a princesa, o príncipe,a magia e o amor, que, mesmo depois de uma leitura, ou depois de ouvirmos umconto, continuemos a sonhar.
Mas,para além da fantasia, também sabe dar esperança e força para continuarmos aacreditar nos nossos projetos e nos nossos desejos. A literatura comunicaatravés da palavra, e, apesar do que pensamos, a palavra está sempre do nossolado. Quer seja num livro que lemos, numa crónica que sai no jornal, numareportagem cuja história nos marcou, ou numa música cuja  letra é absolutamentedivinal e nos consegue pôr a chorar.
                Por isso, a literatura éefetivamente um “organizador fundamental” que nos ajuda a pensar sobre asnossas ideias, os nossos valores, ou até mesmo a reavaliar aquilo que somos. Ajuda-nosa fugir da realidade, fantasiando, sonhando, voando, mas sempre com os pés bemassentes na terra.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.