Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Diários de Escrita

Comportamentos 

terra-experiencias-natureza-explore-terceira.jpg

   A Natureza é um lar que acolhe todos os seres vivos independentemente das suas caraterísticas e que, a cada amanhecer, fascina ainda mais. Talvez por ser tão acolhedora seja tão vulnerável aos constantes ataques do Homem que, de forma irresponsável, destrói o seu próprio bem-estar.

   O meio natural é um paraíso repleto de preciosidades inigualáveis a que ninguém é indiferente. O sol, a água e o ar são elementos fundamentais à vida humana e quase ninguém reconhece o seu verdadeiro valor. Todos queremos a vida idealizada, mas nem todos compreendemos e respeitamos o papel da Natureza. Andamos tão atarefados na busca da “felicidade” que nem percebemos que o essencial está ali, ao nosso dispor. A Natureza é um lugar belo onde encontramos serenidade e inspiração para um futuro mais próspero.

   Porém, o Homem faz questão de prejudicar tudo aquilo que o rodeia e o ambiente não é exceção. São inúmeros os problemas que o planeta enfrenta. Morrem os animais, morrem as plantas e quiçá morrem as pessoas de tanta ganância. Desde há muito que existe o problema do aquecimento global, no entanto este está a agravar-se cada vez mais o que assusta muitas pessoas. Além disso, sabemos que o pulmão do mundo está em extinção, pois, para muitos, a Amazónia é uma fonte de rendimento. Acabam as árvores, matam-se as espécies mais raras e belas e tudo com intuito de obter dinheiro. Depois vemos as notícias sobre as alterações climáticas e ficamos muito apavorados, no entanto cometemos os mesmos erros dia após dia. Somos capazes de cometer as maiores barbaridades, mas somos incapazes de assumir as responsabilidades. É vergonhosa a forma como tratamos a Natureza.

   Para ultrapassar todos estes problemas devemos, a meu ver, evitar comportamentos irracionais como a poluição e a desflorestação e preservar os habitats naturais que são o seio dos animais.

   Concluindo, devemos encarar a Natureza como um alicerce para o futuro. É necessário preservar o meio natural, através de atitudes conscientes e de comportamentos civilizados, de modo a assegurar o bem-estar e a saúde de toda a população.

 Ana Novais, 12º D