Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Dia Mundial da Poesia - Aurelino Costa

IMG_1232.JPG

"La poesía es um arma cargada de futuro", disse o poeta espanhol Gabriel Celaya!

Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, a Beaf convidou  AURELINO COSTA; poeta e diseur, advogado de profissão, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Unidade de Coimbra. Tem uma obra extensa e diversificada que vai da produção poética, à narração, discografia, participação em filmes e documentários fílmicos. Nasceu em  Argivai, Póvoa de Varzim, em dezembro de 1956. O seu mais recente livro, “Gadanha” lançado em maio de 2018, está nomeado para o Prémio Autores 2019 da SPA.

Diz-se poeta da Terra embora o Mar espreite ao longe. Fala do tempo e da morte; da sonolência e da preguiça do domingo; da infância e da Natureza; do gado, da lavoura e dos instrumentos agrícolas. 

Para o poeta Aurelino Costa: "A escrita é fascinação mas começa por ser uma atração". 

"A Poesia tem o gozo da Palavra. Tem a metáfora e a alegoria". "A Poesia é um encontro, uma permanência – uma existência …." E, ele gosta de existir nesse tempo. 

Foi no polivalente da Escola Secundária de Barcelinhos que cerca de 160 alunos ouviram este homem, apaixonado pela poesia e pela vida, dizer poemas seus e de outros poetas nacionais, num encontro informal, simpático e por vezes arrebatador. Alunos e professores  testemunharam o entusiasmo que coloca nas palavras e a alegria que transmite ao falar da vida e da poesia. Houve, ainda, tempo  para desafiar os alunos a dizer poesia. E foram vários os momentos em que os alunos recitaram poemas seus e de outros poetas, colhidos da Árvore da Poesia, num ambiente muito aconchegante e descontraído.

Aurelino fala com o coração, com os olhos e com as mãos. E nós embasbacamos com a alegria e serenidade que transmite, porque sabemos que  “Escreverá e declamará até morrer”.

Obrigada Aurelino.

 

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post