Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

23.Fev.18

Dia Internacional da Língua Materna

IMG_0747.JPG

Para assinalar o "Dia Mundial da Língua Materna", a Beaf convidou  o  conceituado Linguista, José Moreira da Silva. Este  bracarense, com larga experiência de docência no ensino secundário  e na Universidade do Minho, nas áreas da Língua, da Linguística, da Sintaxe e da Semântica Portuguesa, dedicou um pouco do seu tempo à comemoração deste dia, na Escola Secundária de Barcelinhos.. 

O nosso convidado, autor do livro “A Língua Move-se”, falou-nos da importância da Língua e das Palavras. Língua como órgão físico e que cada um tem a sua e produz os sons necessários à comunicação, a mesma que deu origem à Língua enquanto sistema, sendo este de todos.  

No seu livro, Moreira da Silva aborda aspetos literários e linguísticos, com sentido de humor que prende os leitores aos movimentos constantes da língua e que tão bem utilizou para a defender. Uma língua que não se mantenha em movimento, não seja utilizada, não seja defendida, acabará por morrer.

Durante a sessão, um grupo de alunos apresentou uma  teatralização relacionada com a obra, um pequeno excerto, especificamente sobre os movimentos da língua. 

  

 

 Para além do trabalho científico, publicou recentemente “Dizem” (2015), “Língua e Literatura – Diversos” (2015) e “Ósculo na Areia” (2016).