Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

16.Fev.11

"Chá de Livros"

Em mais uma sessão do "Chá de Livros", a nossa biblioteca recebeu alunos e professores que, saboreando uma chávena de chá quente, ouviram textos poéticos produzidos pelas alunas Ana Cláudia Dias e Rosa Marques.

O cair das pétalas de cerejeira na maldição
Num jardim, uma árvore destaca-se no meio de todas as outras, por ter uma cor alegre. À beira da árvore bela, um pequeno rio cristalino passava calmo e sereno.
De baixo da cerejeira, uma menina tomava chá, uma criança feliz.
Dizia ela que era uma tarde de chá de felicidade, até que a primeira pétala caiu, a maldição fora lançada, a separação concretiza-se entre os pais da menina, algo se perdeu para além dos pais. Mas o que será? Acabara o tempo de felicidade.
No resto do tempo, a menina estava sozinha, em cima de um ramo da cerejeira em flor. A menina chorava e tomava o seu chá. Era um chá de rosas, o mais delicado dos chás e o mais triste.
No início da noite, a menina ainda estava no ramo, uma brisa fria e leve passa pelas pétalas de cerejeira, fazendo-as cair no rio cristalino.
Um menino passa à beira da árvore e, ao ver a menina a chorar, pergunta: “Por que choras aí no ramo da mais bela árvore da esperança?”.
Não obteve resposta. Foi embora. Mas no pensamento, a menina respondera: “A maldição e a tristeza fizeram-me chorar, o meu sonho morto foi o problema, morto por inocência, ninguém teve pena.”.
Que maldição mais cruel esta, que faz a menina chorar e beber o chá na mais bela cerejeira, depois de ter perdido o amor e a esperança em tudo e em todos. As lágrimas da menina são como as pétalas caídas no rio de cristal. (Ana Cláudia Alves Dias, 12º B)

A hora do chá
Cinco minutos mágicos
São aqueles que passo
A ouvir poesia
A saborear palavras
E a sorver letras!

Naquele cantinho
Saboreio um chá de letras quentinho
E com biscoitos de palavras acompanho.

Hum!
Mas que saborosas são as palavras!
E que lindo som têm as letras!

A hora do chá é assim mesmo!
Linda,
Saborosa,
Encantadora…
Uma boa companhia
Tanto para a noite
Como para o dia.

Rosa Marques, 10º C

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.