Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Barcelos Histórico - Feira do Livro 2021

Sessão_Vinhas.JPG

Integrada no âmbito da Feira do Livro da Escola Secundária de Barcelinhos (a decorrer entre os dias 13 e 17 de dezembro de 2021), e a convite da Professora Florinda Bogas,  coordenadora da Beaf, - Biblioteca Escolar António Ferraz, foi realizada pelo Professor Joaquim Vinhas uma sessão na referida biblioteca, denominada "Barcelos Histórico. Alguns elementos do seu património", iniciativa promovida pela Professora Paula Marques, docente de História desta escola, que conta com o acompanhamento e colaboração da Professora Fátima Carvalho.
Durante cerca de 90 minutos, os alunos dos 8.º Ano, turmas Ae B, do 10º e 11.º Ano do curso de Turismo Ambiental e Rural, e ainda os alunos do 12.º Ano, turma E , num total de 79 alunos, puderam participar ativamente nesta sessão cultural e educativa, sem dúvida importante para a sua formação.
O Professor Vinhas passou em revista alguns marcos fundamentais da História de Barcelos, em especial:
A) a fundação do condado de Barcelos, por D. Dinis, em 1298;
B) as repercussões da crise dinástica de 1383-1385, que levaram à entrega do título condal ao herói de Aljubarrota, D. Nuno Álvares Pereira, mas que de seguida entregou o referido título ao seu genro, D. Afonso, filho bastardo do rei;
C) a criação do ducado de Bragança, cujo primeiro Duque foi o mencionado D. Afonso, 8.º Conde de Barcelos.
C) enfim, a elevação de Barcelos a cidade em 1928.
Contando sempre com a participação e entusiasmo dos alunos (que ao longo da sessão foram resolvendo, ao todo, 10 problemas/questões), o docente aposentado da Escola Secundária de Barcelinhos viajou por vários aspetos do património histórico e ambiental de Barcelos e dos barcelenses, dos quais destacamos os seguintes: a capela da Senhora da Ponte, de Barcelinhos; a Ponte Medieval e vários exemplares do património medievo; o Rio Cávado enquanto elemento fundamental do património natural e ambiental; o Monte da Franqueira e seus edifícios históricos como as ruínas do castro e Castelo de Faria, a igreja do antigo convento franciscano da Franqueira, o Santuário da Senhora do Rosário da Franqueira; o conjunto monumental de Vilar de Frades; o conjunto histórico de Balugães; a casa e torre do antigo solar de Fralães, etc..
Houve ainda espaço para a leitura de poesia, de Bernardete Costa, elogiando os encantos de Barcelos histórico.
Parabéns a todos os envolvidos, em especial aos alunos pela sua participação e às Professoras que se empenharam na sua organização.
 

 

 

 

6 comentários

Comentar post