Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

31.Jan.18

Apologia de Sócrates

IMG_20180123_150905.jpg

 No dia 23 de Janeiro, os alunos do 10º e 11º anos da Escola Secundária de Barcelinhos, foram ao teatro Gil Vicente assistir à encenação da obra de Platão, “Apologia de Sócrates”. A peça, encenada pelo grupo de teatro La Fontana, narra o julgamento de Sócrates (filósofo grego séc. V a.C. ), acusado por Meleto (pelos poetas), Anito (pelos artífices) e Lícon pelos (oradores) de corromper a juventude e de negar a existência dos deuses da época. Sócrates defende-se, mas acaba por ser considerado culpado e condenado a beber um veneno chamado cicuta. Ele não considera a morte ruim, considera-a uma libertação dos seus inimigos e de tudo que é ruim na vida.

Para Sócrates a virtude era conhecimento, e o conhecimento era algo inatingível, daí a famosa frase: "Só sei que nada sei".

A atividade teve como objetivos: dar a conhecer a obra de Platão; exercitar as capacidades reflexivas e argumentativas; desenvolver o espírito crítico e competências criativas; levar a filosofia às pessoas e as pessoas ao filosofar; despertar o gosto pelo teatro; diversificar metodologias de ensino/aprendizagem; fomentar nos alunos atitudes de saber estar numa sala de espetáculos.

Os alunos, acompanhados pelos respetivos professores, assistiram, em silêncio, ao espetáculo, promovido pelo Subdepartamento de Filosofia, em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos. No final, houve um breve momento de perguntas e respostas.

IMG_20180123_150104.jpgIMG_20180123_150001.jpg