Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Abertura da Feira do Livro: "Encontro com..." Gonçalo M. Tavares

A abertura da nossa Feira do Livro contou com a presença do escritor Gonçalo M. Tavares em mais um "Encontro com...".
O espaço da Biblioteca foi pequeno para todos os que quiseram ouvir Gonçalo M. Tavares, que falou da sua obra, da escrita e da leitura. Disponível e simpático, acolheu as questões e observações dos aluno e, pedindo-lhes para desenharam uma "casa errada", mostrou como a criatividade é importante, falando ainda das diferenças entre racionalidade, lógica e convenção. No final, houve ainda tempo para uma sessão de autógrafos.
Gonçalo M. Tavares, nascido em 1970, publica o seu primeiro livro, Livro da Dança, em 2001. Em 1999 ganhou o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, com o volume Investigações. Novalis, que viria a ser editado em 2002. Ainda em 2002, o escritor publicou mais três obras: O Senhor Valéry, O Homem ou é Tonto ou é Mulher e A colher de Samuel Beckett e Outros textos. Recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian e do Jornal Expresso com a obra O Senhor Valéry. Publicou, ainda, O Senhor Henri, O Senhor Brecht e O Senhor Juarroz e Jerusalém. Recebeu o Prémio Ler/Millenium BCP, o Prémio José Saramago e este ano, com a obra Aprender a Rezar na Era da Técnica, o prémio de melhor livro estrangeiro em França. Mais recentemente, publicou, para além de Viagem à Índia, Matteo Perdeu o Emprego.
É escritor e professor, foi futebolista federado, formado em Educação Física, com mestrado em Pintura e doutoramento em Epistemologia. Publicou o seu primeiro livro com 31 anos, embora, durante os 12 anos anteriores, tivesse, como referiu numa entrevista, escrito todos os dias, o que estará ligado ao facto de, nos 6 anos seguintes, ter publicado mais de 20 livros entre ficção, teatro, poesia e ensaio. Tem livros traduzidos em mais de 100 idiomas.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.