O dia 25 de abril e os valores por ele veiculados têm vindo a ser assinaldos na Escola Secundária de Barcelinhos e continuarão até ao próximo ano letivo durante o período de celebração dos 50 anos. A Biblioteca Escolar António Ferraz, juntamente com os docentes, promoverá atividades que se enquadrarão no projeto da Rede de Bibliotecas Escolares "Abril depois de Abril".
Ficam alguns recursos que em muito contribuirão para as atividades a desenvolver:
"Das folhas das árvores para as folhas dos livros" é o título da oficina de Ilustração que será dinamizada pela artista Helena Zália, no dia 24 de abril, como forma de assinalar oDia Mundial da Terra e o Dia Mundial do Livro. Esta atividade resulta de mais uma parceria entre o Clube Ciência Viva e a Biblioteca Escolar António Ferraz.
Os alunos envolvidos terão a oportunidade de criar um livro-objeto coletivo, tendo como mote a letra da música “Mão Verde” de Capicua e Pedro Geraldes.
Os livros. A sua cálida, terna, serena pele. Amorosa companhia. Dispostos sempre a partilhar o sol das suas águas. Tão dóceis, tão calados, tão leais, tão luminosos na sua branca e vegetal e cerrada melancolia. Amados como nenhuns outros companheiros da alma. Tão musicais no fluvial e transbordante ardor de cada dia.
Eugénio de Andrade
O Dia Mundial do Livro 2023 foi assinalado pela Rede de Bibliotecas de Barcelos, no dia 21 de abril, na Biblioteca Escolar Rosa Ramalho. Agradecemos o contributo do Município de Barcelos para o enriquecimento do nosso fundo documental.
Decorreu hoje, dia 20 de abril, a Fase Intermunicipal da 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura,em Amares. Alunos de seis concelhos, incluindo Barcelos, prestaram provas escritas e orais sobre as leituras realizadas na Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda e no Auditório Municipal Conde Ferreira.
Os alunos finalistas das escolas do concelho de Barcelos deslocaram-se a Amares, em transporte disponibilizado pela Câmara Municipal de Barcelos e passaram um dia cheio de boas experiências.
As alunas Ana Rita Alves (11.ºA), Margarida Faria (11.ºA) e Isadora Santos (9.ºA) representaram a Escola Secundária de Barcelinhos com motivação, alegria e muito empenho. Não passaram à final de Lisboa, mas são grandes e extraordinárias leitoras e, por isso, já são vencedoras!
Aqui fica o registo deste dia de festa em torno dos livros:
Ontem, dia 18 de abril, a Escola Secundária de Barcelinhos recebeu o Serviço Educativo de Serralves para a apresentação do projeto Frequencies. Cerca de 150 alunos assistiram à apresentação deste projeto que resulta de uma colaboração entre o Serviço Educativo de Serralves, o artista colombiano a residir em Londres Oscar Murillo e alunos de escolas de todo o mundo.
Iniciado em 2013 e desenhado para um público entre os 10 e os 16 anos de idade, este projeto consiste na afixação temporária de telas nas mesas das salas de aula, por um período não inferior a seis meses. Aos alunos não são dados quaisquer materiais ou instruções sobre o que podem ou não fazer sobre a tela, a não ser o convite para nelas exercerem a sua liberdade criativa, permitindo o registo de ações diárias, gestos conscientes e inconscientes. Fixando as telas nas mesas e deixando-as aí ficar por um longo período, o artista quer facilitar um processo de sedimentação que capta não só os pensamentos e expressões dos alunos, como também intervenções casuais.
O projeto Frequencies tem vindo a ser apresentado em importantes contextos expositivos, como, em 2015, na 56.ª Bienal de Veneza. No final de 2023, integrará a exposição que o Museu de Serralves apresenta com Oscar Murillo.
Na Escola Secundária de Barcelinhos, quatro salas de aula e a Biblioteca Escolar estão prontas para receber as manifestações dos nossos artistas! Estamos muito felizes por integrar esta iniciativa!
Foi com alegria e muita diversidade que decorreu a nossa Semana da Leitura 2023. Entre 27 e 31 de março, a Biblioteca Escolar António Ferraz, em colaboração com os docentes dos diferentes departamentos e com a Rede de Bibliotecas de Barcelos, envolveu os alunos da Escola Secundária de Barcelinhos em atividades que em muito contribuíram para a promoção da leitura, da literacia digital, da cidadania, da criatividade e do desenvolvimento pessoal.
Escola a ler "Os Maias" - uma viagem virtual
Nos dias 27 e 28 de março, mais de 100 alunos do 11.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos percorreram os caminhos virtuais da obra Os Maias, no âmbito do programa Escola a ler. O professor Ulisses Mota proporcionou esta viagem através de um roteiro digital que trouxe uma nova forma de ler a obra de Eça de Queirós, permitindo desenvolver o diferentes domínios da disciplina da Português. Os participantes desta sessão visitaram os lugares, descobriram as personagens e escaparam da escape room cheios de entusiasmo! E a avaliação da sessão mostra bem o quanto se divertiram os alunos!
Foi uma extraordinária aventura!
Muito agradecemos o professor Ulisses Mota pela partilha generosa das suas inovadoras práticas!
Conhecer o poeta Flávio Lopes da Silva
No dia 28 de março, os alunos do 7.ºC e do 12.ºF puderam conhecer o poeta Flávio Lopes da Silva numa sessão que teve como tema central a poesia, que se expressou em diferentes linguagens. A palavra, dita, cantada e escrita, contribuiu para aproximar ainda mais os alunos da poesia, desenvolvendo, também, a sua sensibilidade estética e artística. Uma conversa em torno dos poemas, recheada de momentos musicais e que terminou numa oficina de criação poética muito divertida, bem ao jeito dos surrealistas que tanto influenciaram este autor. Agradecemos a participação especial de Fernando Costa nesta sessão!
Conversa sobre Política
Os alunos que integram o projeto Parlamento dos Jovens, das turmas 9.º A, 10.ºE, 11.º A e 11.ºE, tiveram a extraordinária oportunidade de conhecer Maria Sameiro Serra, Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Barcelinhos e ex-autarca, alguém que tem a Política como grande paixão. Foi uma sessão muito emotiva, em torno da obra Política, uma espécie de amor, em que o ativismo e a causa pública motivaram leituras e reflexões. Os alunos não ficaram indiferentes, algo que bem se sentiu ao longo da sessão, através das intervenções cheias de convicção!
Uma lição de vida, sem dúvida!
Cantares ao desafio literários
Ainda no dia 29 de março, os alunos do 12.ºC, orientados pela Biblioteca Escolar e pela sua professora de Português Célia Ribeiro, protagonizaram momentos bem inesperados e divertidos, que juntaram a literatura e a cultura popular. Cantares ao desafio literários - encontros inesperados de culturas constituiu o culminar do desafio lançado pela Biblioteca Escolar António Ferraz aos alunos e professores de Português. A escrita lúdica retomou conteúdos literários estudados, recriados, musicados, cantados e lidos expressivamente pelos maravilhosos alunos do 12.ºC, vestidos a rigor! Estes animaram diferentes espaços da Escola Secundária de Barcelinhos e a sala de leitura da Biblioteca Municipal de Barcelos, transportando quem os ouviu até às obras de Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Luís de Camões, Gil Vicente, Padre António Vieira, Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Manuel da Fonseca e Maria Judite de Carvalho.
Espreitem e divirtam-se tanto como nós!
Vejam e ouçam uma das atuações:
Ida ao teatro - "Caixas"
No dia 30 de março, os alunos do 10.ºB, do 10.ºE e do 12.ºIG rumaram à Biblioteca Municipal para assistir ao espetáculo "Caixas", pela Academia de Teatro Tin.Bra. Tratou-se de uma experiência proporcionada pela Câmara Municipal de Barcelos que, para além de apostar na formação de públicos de teatro, contribui, também, para a reflexão sobre temáticas como a igualdade de género. A conversa com as atrizes, no final do espetáculo, foi participativa e muito produtiva!
Livro procura novo leitor
E ao longo de toda a semana, como é já tradição, alunos e professores puderam adquirir livros usados, raridades e obras de referência, doadas por particulares à Biblioteca Escolar António Ferraz.
A equipa da Biblioteca Escolar agradece a todos os convidados, aos alunos e aos docentes da Escola Secundária de Barcelinhos, bem como à Rede de Bibliotecas de Barcelos!
Entre 27 e 31 de março, muitas serão as atividades dinamizadas pelas bibliotecas que integram a Rede de Bibliotecas de Barcelos. Na Escola Secundária de Barcelinhos a festa da leitura também envolverá os alunos ao longo de toda a semana.
Consulte a descrição das atividades da Biblioteca Escolar António Ferraz aqui.
Consulte o programa da Rede Concelhia de Bibliotecas aqui.
No dia 1 de fevereiro, os alunos do 8.ºA que integram o Clube de Leitura vieram à Biblioteca Escolar António Ferraz para conhecerem as sugestões da sessão V. Neste dia, iniciaram a sua viagem pela Banda Desenhada, que os levaria até personagens imortalizadas por autores consagrados deste género literário. A par da leitura, os elementos do clube foram convidados a recriar, com recurso à ferramenta digital Pixton, a biografia dos autores lidos. A orientação e acompanhamento de leituras e de trabalho digital resultou da colaboração entre a Biblioteca Escolar e as disciplinas de Português (professora Graça Alves) e de TIC (professora Carla Alves).
A partilha das leituras realizadas e das pranchas criadas aconteceu no dia 22 de março, numa sessão cheia de experiências emocionantes e de criatividade.
No dia 21 de março, o Clube Ciência Viva, o Clube Eco-escolas e a Biblioteca Escolar António Ferraz convidaram a ilustradora Joana de Rosa para dinamizar uma oficina de ilustração comemorativa do Dia Mundial da Árvore e do Dia Mundial da Poesia. Nesta sessão, os alunos do 8.º B, 11.º C e 11.º TR que integram estes clubes puderam conhecer melhor todo o processo implicado na ilustração de um livro, assim como as diferentes técnicas utilizadas. Depois, receberam o desafio de interpretarem o poema "As árvores e os livros", de Jorge Sousa Braga, que integra a obra Herbário, recriando uma das técnicas utilizadas pela artista. O espaço da biblioteca escolar encheu-se de materiais prontos a ser reutilizados e quase não conteve tanta criatividade!
O Dia Mundial da Árvore (“Arbor Day”) começou a ser comemorado no dia 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska. O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores naquele Estado.
Atualmente, o Dia Internacional das Florestas pretende promover a consciencialização pública sobre a importância da preservação das florestas. Esta iniciativa foi aprovada pela Assembleia Geral das Naçoes Unidas com o objetivo de preservar as florestas e seus recursos essenciais ao combate à mudança climática e à subsistência das populações.
As florestas têm um papel importante na redução da pobreza e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, e a preservação da sua sustentabilidade contribuem para o equilíbrio dos diversos ecossistemas que nela coexistem.
Desde o ano passado que a ONU celebra a Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, a decorrer até 2030 e que visa apelar para a proteção e revitalização de todos os ecossistemas.
No dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore, os alunos da Escola Secundária de Barcelinhos escolheram algumas das suas árvores preferidas e associaram-nas a um texto ou frase, comemorando, também, o Dia Mundial da Poesia.