Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Concurso concelhio Pequenos Grandes Poetas

P_20190315_225618.jpg

A Semana da Leitura 2019 culminou com mais um Concurso Concelhio “Pequenos Grandes Poetas”.

Com a participação de alunos dos 2º, 3º ciclos e do ensino secundário,  todas as escolas do concelho prepararam os alunos, com esmero, para esta festa da poesia.

Foi uma noite de festa onde Poetas e Diseurs enalteceram, de forma muito digna, este concurso, organizado pela Biblioteca Municipal, em colaboração com o SABEbcl e Bibliotecas Escolares. Esta atividade continua a merecer o reconhecimento das escolas que participaram ativamente com cerca de 50 alunos concorrentes.

Neste interessante evento estiveram presentes encarregados de educação, familiares e amigos que aplaudiram com satisfação todos os participantes.

Foram concorrentes, pela Escola Secundária de Barcelinhos, na modalidade de declamação, os alunos Tiago António Maciel Ribeiro, do 12º D com o poema “Se te Queres Matar”, de Álvaro de Campos e Matilde Jardim Gomes 8º B, com o poema “Metade”, de Osvaldo Montenegro, acompanhada à viola por Luís Azevedo.

Na modalidade de Poema Original concorreram Luís Rafael da Silva Azevedo, do 12º ano A com o poema “Sol Frio de Inverno” e Guilherme Belchior Alves, 7º B com o poema “A Natureza”.

Os nossos alunos, embora não tendo sido vencedores, representaram de forma muito nobre a nossa escola. Parabéns.

P_20190313_121435.jpg

 

 

 

 

Semana da Leitura 2019

Histórias Cosidas

Dia 12 de março.

Biblioteca da Escola Secundária de Barcelinhos.

21 alunos reunidos em grupo.

 

Receita para coser uma história:

Ingredientes - 5 cenários; 5 indicações espaciais; 5 indicações temporais; 5 variações de personagens.

 

Preparação - junta os alunos em grupos. Distribui, aleatoriamente, 1 cenário, 1 indicação espacial, 1 indicação temporal e 1 variação de personagens. Mistura bem todos os ingredientes e leva ao forno durante 45 minutos a 200º de motivação, 200º de criatividade, 200º de diversão e 200º de colaboração. No final, coloca numa forma e deixa repousar durante 10 minutos em ambiente amigável.

 

Foi desta forma que se coseram histórias na Semana da Leitura da Escola Secundária de Barcelinhos.

Cose as tuas próprias histórias seguindo a tua própria receita.

 

Boas histórias.

Semana da Leitura 2019

Leituras em Voz Alta

Leitura em voz alta (8).jpg

Alunos e professsores  juntaram-se, na biblioteca, para celebrar a Semana da Leitura. 

Ao longo de 90 minutos e com timbres diferentes ecoaram, pela biblioteca, as palavras dos nossos escritores. Histórias, poesia consagrada e poemas originais. Vergonhas colocadas de lado e inseguranças esquecidas... aqui vai a primeira leitura em público para muitos dos que nos deram o prazer da sua presença.

 

 

Semana da Leitura 2019

Encontro com... Gonçalo M. Tavares

IMG_20190312_110754.jpg

O escritor Gonçalo M. Tavares esteve na Secundária de Barcelinhos para um encontro informal com os alunos.

Num espaço totalmente remodelado juntaram-se alunos, professores e funcionários para ouvir falar da importância da leitura e da escrita. “Se queres ser um tolo, então não leias, porque vais conseguir, sem qualquer esforço” , poderia ser o mote que marcou toda a conversa.

Público atento, escritor motivador foram as condições criadas para o desenvolvimento de um diálogo produtivo e moralizador. Uma chuva de ideias que penetrou na terra e que virá, certamente, a dar os seus frutos quando forem recordadas no futuro por todos aqueles que as escutaram.

Um prazer. Uma honra. Ter uma personagem de tão alta qualidade a falar e a dedicar um pouco do seu muito ocupado tempo a todos nós. São momentos que não se repetem facilmente, mas que são aproveitados na sua efemeridade.

Uma viagem inesquecível em parceria com a Biblioteca Municipal, SABEbcl e Câmara Municipal de Barcelos.

 

 

Gonçalo M. Tavares abre Semana da Leitura em Barcelos

Cartaz Gonçalo M. Tavares 2019.jpg

O escritor Gonçalo M. Tavares, traduzido em mais de 45 países, galardoado com, entre outros, os prémios X Prémio Internacional Trieste-Itália (2008), Portugal Telecom (2007) e José Saramago (2005), e com um dos seus romances, “Jerusalém”, incluído na edição europeia de “1001 livros para ler antes de morrer – um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos”, vai abrir a Semana Concelhia da Leitura de Barcelos, no dia 11 de março, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Barcelos, para um encontro com os seus inúmeros leitores.

No dia seguinte, da parte da manhã, deslocar-se-á às bibliotecas das Escolas Secundárias de Barcelinhos e Alcaides de Faria.

A semana concelhia da leitura, que encerra, na Biblioteca Municipal, com o concurso “Pequenos Grandes Poetas”, a realizar nos dias 15 de março, às 21h00, para os alunos do 2º e 3º ciclos e ensino secundário e 16 de março, às 15h00, para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo, contará ainda com a participação dos escritores e ilustradores, Joana Luísa Matos, Alexandra Gonçalves, Franquelim Neto e Rui Sousa Basto.

Ao longo da semana, nas escolas e Bibliotecas Escolares realizar-se-ão ainda ateliês de escrita criativa, sessões de poesia, espetáculos de teatro, feiras do livro e exposições.

Iniciativa do PNL – Plano Nacional de Leitura, a Semana da Leitura realiza-se para celebrar a leitura, o livro e o leitor, devendo ser promovidasatividades para festejar a leitura como ato comunicativo, diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências, espaço de encontro, criativo e colaborativo.

 

 

 

Semana da Leitura 2019

cartaz Semana da Leitura_2019.png

 De 11 a 15 de março, na Escola Secundária de Barcelinhos e a Biblioteca Escolar António Ferraz, vai viver-se a 13ª edição da Semana da Leitura com diversas atividades de entre as quais  destacamos o Encontro com … Gonçalo M. Tavares e o concurso concelhio Pequenos Grandes Poetas.

Promovida pela Biblioteca Municipal de Barcelos, em colaboração com a Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares, a RBE e o PNL, a Semana da Leitura assinala-se a nível nacional no âmbito do Plano Nacional de Leitura com os objetivos de promover o prazer e o gosto pela leitura, consciencializar a sociedade para a sua importância, como instrumento capaz de garantir a liberdade do indivíduo, fazendo-o crescer intelectualmente, tal como nos sugere o mote deste ano:  “Hoje Leitor, Amanhã Leitor”.  

 

 

Concurso Nacional de Leitura - fase municipal

CNL_fase concelhia (2).jpg

A segunda fase do CNL, fase concelhia, realizou-se no dia 25 de fevereiro de 2019, na Biblioteca Municipal de Barcelos. Alunos (do primeiro ciclo ao secundário)  de todas as escolas do concelho  viveram, com entusiasmo, mais uma festa da Leitura e da Escrita. 

Parabéns aos vencedores e um agradecimento especial às nossas alunas,  Clara Isabel Vilas Boas de Sá, Ângela da Silva Fonseca, Sara Patrícia da Costa Loureiro e Joana Araújo Costa que, de uma forma muito entusiástica, representaram dignamente a nossa escola.

Parabéns ao município e a toda a equipa da Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos pelo empenho e dedicação!

A fase Intermunicipal da CIM Cávado terá lugar no próximo mês de Abril. 

 

Dia Internacional da Língua Materna

E os vencedores são!

P_20190221_110034.jpg

Alunos do 3º ciclo e do secundário participaram na celebração do Dia Internacional da Língua Materna.

A atividade iniciou-se  com uma breve referência à origem da celebração da efeméride e da necessidade de promover e proteger as cerca de 7000 línguas faladas  em todo o mundo, assim como,  das consequências  de mais de metade destas vir a desaparecer.

De seguida os alunos participaram num Quizz, em três eliminatórias, sobre a Língua Portuguesa. Foram apurados três vencedores: Beatriz Oliveira, 1º lugar, Hugo Leitão, 2º lugar e Ana Rego em 3º lugar.