...
Diários de escrita por, Bárbara Matos 12ºTR N.º6"O livro que eu li"
“Corações Gelados”, de Laurie Halse Anderson, narra a história de uma rapariga chamada Lia, uma adolescente anorética.
Através da escrita muito particular e sincera, a autora conseguiu que eu entrasse na mente de Lia, acompanhasse os seus comportamentos, os seus pensamentos e percebesse a guerra que tinha com o seu próprio corpo.
A Lia que ela vê, não é a mesma que os outros vêem e isso faz com que a relação dela com o pai, a mãe, a meia-irmã e a madrasta, não seja estável.
Tal como Lia, Cassie, a sua ex-melhor amiga, sofria da mesma doença e infelizmente acabou por morrer sem se despedirem.
Depois da morte de Cassie, Lia começa a receber “visitas” da sua amiga e consegue vê-la em qualquer parte durante o seu dia e isso atormenta verdadeiramente a sua vida.
A família de Lia tenta ajudá-la da melhor forma, mas a verdade é que Lia não quer ser ajudada de maneira nenhuma.
Os murmúrios, as calorias que contabiliza quando come, a ideia de ser perfeita, o exercício físico feito até à exaustão, o sentido de culpa por não ter ajudado Cassie, as mentiras e tentativas para encobrir a perda de peso, tudo isso leva a que Lia se destrua até à morte.
Lia consegue perceber que assim não viverá muito mais tempo, depois de quase se ter matado em frente a Emma, sua meia-irmã, acabando por aceitar que se tem de tratar.
“Corações Gelados” é, sem dúvida, um livro que não deixará nenhum leitor indiferente e foi, indiscutivelmente, um dos melhores livros que já li!