...
Diários de Escrita, por Henrique Cunha, 11º AA importância das cores na sociedade atual
Desde sempre as cores tiveram um papel preponderante na expressão dos mais diversos comportamentos humanos. As cores podem mesmo vir a ganhar uma importância acrescida, quando associadas aos vários códigos que regulamentam o funcionamento da nossa sociedade.
De facto, as cores podem ser aplicadas a muitos domínios, mas é na moda, ou seja, na maneira de vestir e nas opções da imagem que se destaca. É possível atribuir diferentes tipos de estilo, consoante a conjugação das cores que uma pessoa exibe. Por exemplo, uma pessoa que use muito o preto ou outros tons escuros pode ser associada a um “emo”. O uso de determinada cor pode ainda estar diretamente relacionado com a opção clubística de um indivíduo.
Relativamente ao uso das cores nos vários códigos que usamos no nosso quotidiano, podemos falar na sinalização das estradas ou nas praias. O verde, o laranja e o vermelho permitem ao condutor avançar ou parar no trânsito e as mesmas cores ajudam o banhista a perceber o que pode fazer no mar. As cores são ainda um recurso fundamental na publicidade e nas mais diversas formas de arte.
Por fim, a linguagem das cores é muito vasta, sem ser difícil de dominar. E, apesar de certas cores terem significados diferentes nas diferentes culturas, há cores que são universais na expressão dos comportamentos e das emoções humanas.