Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

...

Retrato dos Jovens em Portugal - PORDATA


[Sabia que, desde 1993, os jovens dos 16 aos 24 anos são maioritariamente inativos?
Ou que a taxa de desemprego jovem é mais elevada hoje do que em 1983?
Estes são alguns dados que podem ser explorados no Retrato inteiramente dedicado aos jovens que a Pordata está a lançar. O Retrato dos Jovens propõe uma leitura evolutiva e comparada de cerca de 50 indicadores estatísticos sobre vários temas que os afetam, desde a família à proteção social e pobreza, passando pela educação, o mundo digital e o mercado de trabalho.
"É um contributo para uma reflexão fundamentada sobre as gerações mais novas que residem em Portugal, nos diferentes momentos e contextos das suas vidas,” explica a Directora da Pordata, Maria João Valente Rosa".
Distribuído juntamente com a edição de maio da revista CAIS, dedicada ao tema dos jovens e editada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Retrato dos Jovens está também disponível para download gratuito, aqui.
Para melhor explicar este Retrato, a Pordata lançou uma infografia,  que está igualmente disponível em linha. Contando uma história, a infografia foca alguns indicadores marcantes:
1- Afinal quem é jovem?
2- É verdade que há cada vez menos?
3- Estão mais instruídos?
4- Adiam a família?
5- E quando comparados com a Europa?
Pela importância destes dados para o conhecimento daqueles que são a razão de ser das escolas e dos professores, os jovens, e também pela proximidade que, desde há vários anos, a Pordata estabeleceu com as bibliotecas escolares, os professores e os alunos, cremos ser um privilégio, para todos nós, ter acesso direto e facilitado a estas fontes de informação.]
Por considerarmos um instrumento de trabalho de vital importância, a Beaf tomou a liberdade de divulgar a informação disponibilizada  pela PORDATA com o objetivo de alunos e professores, particularmente do ensino secundário,  transformarem estes documentos em instrumentos de reflexão e discussão fundamentada.