Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

...

Sociedade vs sociedade
O contraste entre a sociedade de antigamente e a sociedade atual é muitíssimo acentuado. Iremos assim contrapor alguns aspetos que, indiscutivelmente, mudaram ao longo dos anos na vida mais pessoal dos nossos avós, bisavós e, quem sabe, mais antepassados.
Há meio século atrás os namoros eram banhados por imenso respeito. O local de namoro era nas escadas e, por vezes, à porta das suas casas. O homem não tinha permissão para beijar a amada e muito menos ousava tocar-lhe, nem no joelho. Caso esta barra fosse quebrada, o pai da namorada dispunha de toda a coragem para agredir o seu “futuro genro”.
Hoje em dia não existe um terço do respeito no namoro. Em muitos casos, há beijos até antes de namorar e este ato tornou-se tão vulgar e natural nos relacionamentos como dormirmos todos os dias. Nos dias de hoje, se o pai da namorada ousasse bater no namorado da filha, era visto (com um pequeno exagero) como um criminoso.
A relação entre pais e filhos também sofreu uma grande mudança. Antigamente os pais impunham uma certa distância entre si e os seus filhos, não havendo a confiança que hoje é visível no seio familiar. Havia mais disciplina, respeito e obediência por parte dos filhos e, se os adolescentes de há meio século atrás ousassem ter certas atitudes (de indisciplina) tais como têm os adolescentes atuais, acabariam, por certo, com nódoas negras. Os mais novos temiam os pais e, portanto, comportavam-se com toda a educação possível.
Nos dias de hoje, os jovens são cada vez mais indisciplinados, têm reações de má educação e já não cumprem com todo o rigor os ensinamentos dos seus pais... Em suma, os filhos de hoje têm mais confiança com os pais, confiança esta que antigamente era completamente impensável.
Quanto às refeições, por cada três pessoas havia uma sardinha. Ora, hoje em dia (na maior parte das casas) as mesas estão recheadas de saborosos pratos e, muitas vezes, são deitados fora restos de comida que, quando comparados à pequena porção de sardinha a que cada um tinha direito, são um verdadeiro manjar!
Os inúmeros brinquedos espalhados pelas casas das crianças de hoje são um panorama que não era visível nas casas de antigamente. As crianças faziam os seus próprios brinquedos, tais como bonecas de trapo, carrinhos de casca de pinheiro, entre outros. Hoje em dia, há brinquedos telecomandados, jogos de playstation... Uma infinidade de coisas que não se imaginava poder vir a existir.
Como veem a sociedade deu uma volta de 180 graus, mudando positivamente em alguns aspetos e negativamente noutros.
Diários de escrita "Ler em Português", por Luísa Moreira, Raquel e Dany

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.