Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Beaf - Biblioteca Escolar António Ferraz

"Ler engrandece a alma!" [Voltaire]

Diários de Escrita

Diários de Escrita, por André Santos, 12º D

Porque é que a matemática não é como a chuva? Sim, como a chuva que cai e ninguém se preocupa com a sua contagem, pois preocupações serão os efeitos dessa na vida das pessoas. Maioritariamente, colocamos números ou resultados à frente do aspeto social ou humano. Efetivamente, na sociedade atual, somos apenas números e, se os nossos resultados não corresponderem a esses números, somos riscados como se num caderno estivéssemos. Não somos um número, porque um número é um resultado final e uma pessoa não se define em apenas um resultado…mas numa vida cheia de resultados.
Porque é que a matemática não é como a chuva? A chuva apenas nos afeta com mais intensidade no inverno, os números chateiam-nos uma vida. Quero com isto dizer que o céu, embora por vezes exagere na quantidade, não nos sobrecarrega uma vida inteira. Agora os números, esses sim, não nos largam. Quanto custa isto? Que idade tens? Que nota tiveste no teste? Números para aqui, números para ali. Somar, subtrair, dividir, multiplicar…Chega!
Oh, chuva! Porque é que a matemática não é como tu? Porque tu és obra da natureza e a matemática é obra dos homens. Os homens tendem a exagerar, prejudicando até a Mãe (natureza) que lhes deu vida. Qual racionalidade humana? O homem, devido à razão que possui, devia ser culpabilizado pelos seus atos, mas, infelizmente, são os inocentes animais que padecem.
Assim, como ferramenta de ajuda para identificar ou calcular o número de pessoas ou mesmo animais que todos os dias sofrem por causa das contas precipitadas dos homens, eu sou a favor do estudo da matemática. Devemos usar números para que se possa retratar realidades, mas nunca para originar novas realidades de exclusão social. Basta de colocar os números à frente das pessoas!

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.